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A importância da vitamina D

A importância da vitamina D

publicado por Poupafarma | 17 de outubro de 2016

O termo “vitamina D” refere-se a várias formas diferentes desta vitamina que é produzida pelo próprio organismo, com o auxilio da luz solar e interage com hormônios que regulam a quantidade de cálcio no organismo.

É produzida a partir do colesterol, porém pode ser encontrada em alimentos como fígado, gema de ovos, leite e óleos de peixe.

A vitamina D é amplamente reconhecida pelos benefícios que traz ao organismo e estudos científicos recentes, sugerem o seu poder para combater a pressão arterial, controlar o peso e afastar o risco de tumores.

Benefícios

A vitamina D atua como um hormônio que mantém as concentrações de cálcio e fósforo no sangue através do aumento ou diminuição da absorção desses minerais no intestino delgado. Ela regula o metabolismo ósseo e a deposição de cálcio nos ossos. A vitamina D também é muito importante para crianças, gestantes e mães que amamentam, pois favorece o crescimento e permite a fixação de cálcio nos ossos e dentes. Raquitismo e osteomalacia são algumas das doenças mais conhecidas pela deficiência da vitamina D, que também é essencial para o tratamento da osteoporose, pois promove a absorção de cálcio da dieta, nutriente necessário para o crescimento normal dos ossos. Algumas pesquisas sugerem que a vitamina D também ajuda a combater doenças autoimunes, infecções e câncer.

A vitamina D é produzida na pele, mas é ativada pelos rins. Doentes com insuficiência renal necessitam de suplementos dessa vitamina. A vitamina D é vital para regular a pressão arterial, pois mantém o sistema nervoso nos trilhos, combatendo a pressão arterial. Isso se dá porque a vitamina D é a principal responsável pelo controle do enrijecimento das artérias que eleva a pressão nas mulheres. Com a falta da vitamina, o organismo feminino faz um esforço três vezes maior para manter seu equilíbrio circulatório e acaba sobrecarregando algumas funções como a irrigação das artérias, o que gera um aumento na pressão e desconfortos, como tontura e transpiração excessiva.

Onde pode ser encontrada?

Apesar de ser encontrado em vários alimentos, a principal fonte de D é o sol. O corpo fabrica vitamina D graças ao contato com os raios solares.

Uma boa maneira de manter os níveis adequados de vitamina D é tomar sol pelo menos de 10 a 15 minutos ao dia, pois a luz solar é uma das principais fontes de absorção do nutriente. O responsável por esse estímulo é o raio UVB, que apesar de perigoso em doses exageradas, é sim necessário à nossa saúde.

Existe o risco de deficiência de vitamina D durante o inverno, pois os raios solares nesta época não permitem a produção adequada de vitamina D. Mas lembre-se que os níveis podem variar conforme o indivíduo e dependem de vários fatores. É muito importante consultar um profissional sobre a quantidade de vitamina D que você precisa.

Fonte: NCBI/PubMed

A importância da vitamina D

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