MENU
Festas fim de ano

Cuidados com a Saúde nas Festas de Fim de Ano

publicado por Poupafarma | 27 de dezembro de 2017

O Ano Novo está chegando e também a maratona de festas, confraternizações e a comemoração do Reveillon. E nessa época, a gente esquece os exercícios físicos, a academia e até diminui as noites de sono. Isso sem falar dos abusos à mesa.

Mas é melhor tomar alguns cuidados, alertam os médicos. E quem agradece é a sua saúde. Afinal, a combinação de comida farta e muito álcool é um verdadeiro atentado ao bem-estar.

A variedade de opções à mesa convida ao exagero. Mas lembre-se: a culpa não é da comida e sim do nosso comportamento guloso, que come tudo misturado e em grandes quantidades, incluindo doces e bebidas alcoólicas.

É claro que são oportunidades de encontros e comemorações, mas os excessos devem ser controlados para que sua saúde não sofra consequências e para que você possa aproveitar todos os momentos.

Aqui vão algumas dicas para que você possa aproveitar as celebrações de Ano Novo, preservando sua saúde e bem estar.

1 – Beba com moderação nas festas de Fim de Ano

O álcool afeta os sentidos, torna os reflexos lentos e gera sintomas como vômitos, cefaléia e até mesmo o coma alcoólico. Além do que nestas condições você não aproveitará a festa e acordará com uma bela dor de cabeça e uma grande ressaca no dia seguinte.

E se for beber, não dirija: é uma enorme imprudência colocar sua segurança e a dos outros em risco. Além do que pode gerar multa pesada e apreensão do veículo. Seja sempre responsável e curta seus momentos em segurança.

2 – Hidratação

Beba muita água, sucos e chás o dia todo: o verão chegou, e aumenta a necessidade de hidratação principalmente nas crianças e idosos.

festasfimdeano1

3 – Abuse das saladas

Coma saladas de entrada, com muitas folhas, legumes, grãos, sementes e frutas: as fibras aumentam a sensação de saciedade, evitando o exagero na sequência dos pratos.

4 – Opte por pratos mais leves e nutritivos

Escolha ingredientes frescos, naturais, de boa qualidade, veja sempre a data de validade. Não abuse nas gorduras e açúcar para não sentir-se mal no dia seguinte.

5 – Evite os excessos

Coma porções menores: mantenha o bem-estar durante as festas e comece o ano novo com saúde.

6 – Não esqueça do protetor solar

Quando for à praia ou à piscina, capriche no protetor solar e reaplique-o frequentemente. Clique aqui e veja vários tipos de protetores para você e sua família.

festasfimdeano2

7 – Coma frutas

Prefira frutas da estação nos intervalos das refeições e nos lanches ao invés de doces: o excesso de  açúcar e carboidratos refinados dos doces não faz bem para a saúde e ainda aumentam as chances de diabetes e de ganho de peso.

8 – Cuidado com os fogos de artifício

Eles podem causar lesões sérias e fazer você perder a festa e a temporada. Sempre compre em lojas certificadas, que estão dentro da legislação e use-os conforme indicado para evitar acidentes, comuns nesta época do ano.

Aproveite e faça seus votos para o 2018! Confraternize, celebre com as pessoas queridas, sem excessos e com muita responsabilidade. Assim, sempre haverá outras oportunidades para continuar comemorando.

Feliz 2018!

Fonte: ATribuna/Saúde-Estadão

Festas fim de ano

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copyright © 2016 - Blog da Poupafarma - Todos os Direitos reservados.