MENU
Febre Amarela

Saiba mais sobre a Febre Amarela

publicado por Poupafarma | 2 de fevereiro de 2018

A febre amarela é uma doença causada por um vírus e transmitida por um mosquito infectado. Geralmente acomete pessoas que moram em regiões de matas e florestas no Brasil. Entretanto, especialistas já elencaram possibilidades para o crescimento de casos nas regiões urbanas, especialmente do Sudeste do Brasil. A principal delas tem relação com o desastre ambiental na cidade de Mariana, em Minas Gerais, em função do acidente ambiental provocada pelo rompimento da barragem de Fundão em 2015. A hipótese é que o acidente afetou o bioma local, sobretudo na saúde dos animais.

Recentemente, a Organização Mundial da Saúde (OMS) decretou o Brasil, em especial, cidades do estado de São Paulo como locais em alerta sobre a doença. A campanha de vacinação da doença vai começar no mês de fevereiro deste ano na rede pública de saúde.

Sintomas da doença

Os principais sintomas são: febre, calafrios, dor de cabeça, dor no corpo (lombar e pernas), fraqueza, tonturas, mal-estar, icterícia (pele e olhos ficam amarelos) e vômitos. A doença se manifesta, em geral, de três a seis dias depois da picada do mosquito no ser humano.

febreamarela1

A forma mais grave da doença é rara e costuma aparecer após um breve período de bem-estar (até dois dias), quando podem ocorrer insuficiências hepática e renal, icterícia (olhos e pele amarelados), manifestações hemorrágicas e cansaço intenso. A maioria dos infectados se recupera bem e adquire imunização permanente contra a febre amarela, segundo informações fornecidas pela Fiocruz.

Transmissão da Febre Amarela

A febre amarela ocorre na América do Sul e Central, além de em alguns países da África e é transmitida por mosquitos em áreas urbanas ou silvestres. Sua manifestação é idêntica em ambos os casos de transmissão, pois o vírus e a evolução clínica são os mesmos — a diferença está apenas nos transmissores. No ciclo silvestre, em áreas florestais, o vetor da febre amarela é principalmente o mosquito Haemagogus. Já no meio urbano, a transmissão se dá através do mosquito Aedes aegypti, o mesmo da dengue. A infecção acontece quando uma pessoa que nunca tenha contraído a febre amarela ou tomado a vacina contra ela circula em áreas florestais e é picada por um mosquito infectado. Ao contrair a doença, a pessoa pode se tornar fonte de infecção para o Aedes aegypti no meio urbano. Além do homem, a infecção pelo vírus também pode acometer outros vertebrados.

Febre Amarela

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copyright © 2016 - Blog da Poupafarma - Todos os Direitos reservados.