MENU
Dicas para Dormir Bem no Calor

Dicas para Dormir Bem no Calor

publicado por Poupafarma | 20 de fevereiro de 2017

No verão, dormir bem fica mais difícil. Além do desconforto provocado pelas altas temperaturas, os dias longos aumentam o período de exposição à luz solar – o que prejudica a secreção de melatonina, o hormônio que promove sonolência e é produzido apenas na escuridão.

Mas com algumas dicas é possível garantir a qualidade do sono durante o verão:

1 – Use tecidos de algodão na cama

No calor, tecidos que absorvem o suor, como o algodão e o linho, são boas opções para lençóis, capas de travesseiros e pijamas, ao contrário da maioria dos materiais sintéticos. Antes de colocar o pijama, tomar um banho com água morna – e não gelado – também ajuda a enfrentar o calor intenso.

2 – Durma de lado

A posição de dormir influencia a qualidade do sono. Evite dormir de bruços, pois além de prejudicar a respiração (o colchão comprime o peito), pode causar problemas à coluna e postura. O melhor jeito é de lado, com a cabeça reta e uma almofada entre as pernas.

3 – Álcool com moderação

O álcool é um falso aliado do sono. Se por um lado provoca a sensação de sonolência, por outro prejudica a qualidade e a duração do descanso. Além disso, o álcool induz o ronco.

4 – Deixe o quarto escuro

A melatonina, hormônio responsável por promover a sensação de sono no organismo, só é produzida quando há ausência de luz. Por isso, o quarto deve estar totalmente escuro, com as luzes apagadas e janelas fechadas.

Se possível deixe o quarto totalmente escuro, pois mesmo uma pequena fonte de luz, como de um rádio relógio, pode interferir na qualidade do sono.

5 – Beba bastante água durante o dia

Hidratar-se é importante o ano todo, mas no verão ainda mais – o corpo precisa repor o líquido perdido com a transpiração. Cerca de 1,5 a 2 litros de água por dia costuma ser suficiente. E procure beber menos água à noite, ou você vai ter vontade de ir ao banheiro, interrompendo o sono.

6 – Não banque o guloso no jantar

A sensação de peso na barriga, aliada ao calor, acaba com seu sono. Prefira carnes leves, peixes, verduras e legumes à noite, sempre em pequenas porções.

7 – Evite atividades estimulantes

Desacelerar é essêncial para uma noite tranquila. Cerca de uma hora antes de ir dormir, desligue o celular, a televisão e o computador. A luz vinda desses aparelhos impede a produção de melatonina, hormônio responsável por induzir a sensação de sono.

8 – Crie uma rotina

Dormir e acordar no mesmo horário ajuda o relógio biológico a entender quando é hora de ativar e desativar o metabolismo. Comece a estabelecer um ritual do sono, para que o corpo se acostume a descansar naquele horário.

9 – Quarto arejado

Um quarto bem arejado e ventilado diminui a sensação de calor e o incômodo durante a noite. Deixe a janela aberta, ligue o ventilador ou o ar-condicionado se necessário. A temperatura do quarto deve ficar amena, o suficiente para se sentir confortável, cobrindo-se apenas com o lençol.

10 – Umidificar o ar

O verão costuma ter temperatura alta e ar úmido. Mas na estação também há dias sem chuva, que deixam o ar seco. Além disso, o ar-condicionado desumidifica o ambiente – quanto menor a temperatura, mais seco o ar. Se a umidade estiver baixa, é indicado usar umidificadores de ar ou espalhar bacias com água e toalhas úmidas no quarto. No nosso site você encontra umidificador ultrasônico com preço especial, CLIQUE AQUI e confira!

Fonte: Veja.com / M de Mulher

Dicas para Dormir Bem no Calor

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copyright © 2016 - Blog da Poupafarma - Todos os Direitos reservados.