MENU
Ceia Nata;

Ceia de Natal – Dicas para você não Exagerar

publicado por Poupafarma | 22 de dezembro de 2017

Final do ano chegando e, nessa época, chegam as comemorações regadas à guloseimas e quilinhos a mais na balança. Mas calma!

Existem diversas maneiras de aproveitar essas comemorações, comendo bem e sem remorsos!

Especialista em Nutrição Funcional e Esportiva, a Doutora Nayara Cavalcanti Ares, coordenadora do curso de Nutrição da Universidade Metropolitana de Santos (Unimes), dá dicas importantes para que você não exagere nesse momento de festa:

Planejamento

É bacana conhecer quantas festas você vai e o que será servido! Você não precisa comer tudo em todas as festas… Se sabe que haverá aquele risoto imperdível, segura a onda na semana, afinal, o equilíbrio é fundamental!

ceianatal1

Mais Planejamento

É importante olhar tudo o que tem disponível e escolher o que vai comer. Não vale comer tudo o que vê pela frente!

Petiscos

Geralmente, serve-se antes das refeições e as opções não são as mais saudáveis… Podemos substituir por palitinhos de cenoura ou pepino e patês de atum, frango, berinjela, grão de bico… Eles podem ser feitos com biomassa de banana, ou não!

Saladas na Ceia

Dias quentes pedem pratos leves, então aproveita que é verão e ‘se joga’ na salada!

ceianatal2

Substitua os refrigerantes

Essas bebidas são carregadas de açúcar e não têm nenhum nutriente. Ao invés de bebê-las, escolha um suco de fruta da estação (sem coar para garantir as fibras). Você pode associar a uma hortaliça para aumentar o valor nutritivo e deixar mais refrescante! A água de coco, ou água com gás e limão, também podem ser boas opções!

Fuja das bebidas alcoólicas

Elas possuem MUITA caloria vazia… Ou seja, não tem nada ali, nada mesmo… Só vai trazer peso na balança e dor de cabeça!

Gosta de farofa?

Uma boa opção é trocar a farinha tradicional por mix de farinhas como a de amêndoa, linhaça, coco… Acrescente alguns ingredientes como ovo, salsinha, cenoura ralada e cebola… Fica divino e cheio de nutrientes!

Mais saladas!

Antes de jantar, coma um belo prato de salada. Isso deixará você saciado.

Se você vai servir o jantar, o melhor presente de Natal que você pode dar para seu convidado é saúde e sabor à mesa. Uma maneira de fazer isso é escolhendo bem os ingredientes. Se possível, compre alimentos orgânicos; Sirva de acordo com o paladar dos convidados (se houver um vegano à mesa, vale a pena dar uma opção bacana a ele… E não se engane, existem muitas!); Prefira alimentos da estação; Aposte na salada (Vale colocar folhas, tomate cereja, damasco, endívias, lentilha e figos… Rega com um molho à base de iogurte natural ou com um creme de macadâmia e mostarda dijon…Ficará deliciosa); Frutas de sobremesa! Elas podem estar disponíveis em uma linda bandeja e você pode oferecer molhos para regar aqueles que desejarem (A ganache de chocolate meio amargo vai bem).

Enfim, lembre-se que as escolhas que te farão ganhar peso foram feitas ao longo do ano e não na semana do Natal… Então, procure sempre se alimentar bem, exercitar-se e buscar equilíbrio emocional, mental e espiritual. Se tudo estiver redondinho, você vai aproveitar as festas sem culpa e com muita saúde e sabor no prato!

Ceia Nata;

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copyright © 2016 - Blog da Poupafarma - Todos os Direitos reservados.