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Betacaroteno

Benefícios do Betacaroteno

publicado por Poupafarma | 19 de dezembro de 2017

Betacaroteno é um carotenoide, que são pigmentos naturais encontrados em plantas e responsáveis pelas cores vivas de algumas frutas e legumes, como a cor laranja da cenoura, o vermelho do caqui e o amarelo intenso da manga. Uma vez ingerido, o betacaroteno pode ser convertido em vitamina A (retinol) ou agir como um antioxidante para ajudar a proteger as células dos efeitos nocivos dos radicais livres. 50% da vitamina A no corpo vêm da ingestão de betacaroteno, por isso ele é chamado de “pró-vitamina A”, ou seja, o betacaroteno é um precursor para a produção de vitamina A no organismo.

A vitamina A pode ser obtida de duas formas. Aquela que é ingerida em alimentos de origem animal é chamada de retinol e pode ser usada diretamente pelo corpo. Boas fontes de vitamina A-retinol incluem fígado de frango e de boi, leite integral e queijo. A vitamina A obtida de frutas e legumes vem sob a forma de carotenóide ou “pró-vitamina A”, que é convertido em retinol pelo organismo.

Além de sua ação antioxidante, o betacaroteno ajuda a manter a pele saudável e também desempenha um papel vital na saúde ocular, reduz o risco de doença coronariana, acidente vascular cerebral, degeneração macular e outras doenças relacionadas com a idade. Por sua ação antioxidante o betacaroteno fortalece o sistema imunológico, o que contribui para o bom funcionamento dos pulmões e do sistema respiratório em geral, ajudando na prevenção de gripes e resfriados.

Benefícios comprovados do Betacaroteno:

Aliado da pele

O betacaroteno ajuda no combate aos radicais livres que envelhecem a pele e colabora para preservar o colágeno, o que aumenta a elasticidade e a tonicidade dela.

Além disso, o betacaroteno contribui para um belo bronzeado. Isto porque ele ajuda na formação de melanina, responsável pela pigmentação da pele e proteção contra a radiação solar.

O betacaroteno ajuda na uniformização do bronzeado, que ocorre de forma mais rápida e eficiente. Comer uma cenoura diariamente, tomar suco de laranja com beterraba e caprichar em saladas com folhas verde-escuras, ajudam a deixar a pele dourada devido aos carotenóides presentes nesses alimentos. Há mais de 600 pigmentos carotenóides encontrados em frutas e vegetais de cor verde, vermelha, laranja e amarela. Estes carotenóides são produzidos pelas plantas como uma forma de defesa à radiação solar e as pessoas também se beneficiam de sua ação antioxidante e protetora do DNA celular.

Bom para os ossos

O betacaroteno ajuda no crescimento ósseo estimulando a produção de colágeno, que faz parte da matriz óssea para fixação dos minerais como cálcio, fósforo, magnésio e boro.

Bom para a visão

O betacaroteno protege a superfície ocular (córnea) e as estruturas que compõem o olho. Esta ação melhora o olho seco e algumas conjuntivites inflamatórias. Ele é essencial para a visão e pode contribuir para reduzir a incidência de catarata junto com outros antioxidantes.

Bom para a imunidade

Betacaroteno aumenta a capacidade do sistema imunológico, e assim as nossas defesas ficam mais competentes na luta contra microorganismos invasores.

Bom para o cabelo e as unhas

Como o betacaroteno contribui para preservar o colágeno, ele ajuda a pele e o cabelo a ficarem mais fortes e saudáveis.

Betacaroteno

Alimentos ricos em Betacaroteno:

Alimentos alaranjados

Especialmente as cenouras, são popularmente conhecidos como alimentos ricos em betacaroteno. Na verdade, o nome de “caroteno” é derivado de sua descoberta em raízes de cenoura no início de 1800 (carrots, em inglês significa cenoura). Apesar de sua associação com alimentos de cores alaranjadas, o betacaroteno também prevalece em frutas e vegetais amarelos. Mangas são boas fontes de betacaroteno. Outras fontes incluem milho e pimentões amarelos. Sabe-se que 170 gramas de suco de tomate contêm 15% da quantidade diária recomendada de betacaroteno. Outras fontes de alimentos de coloração avermelhadas que podem ser boas opções são os pimentões vermelhos, rabanetes e melancia.

Alimentos verdes

Muitos vegetais de folhas verdes como espinafre e couve são excelentes fontes de betacaroteno. Outras fontes de folhas verdes incluem alface, nabo, couve e folhas de beterraba. Outros alimentos ricos em betacaroteno verdes são as ervilhas, pimentão verde, brócolis, couve de Bruxelas e aspargos. Além disso, abacate, kiwi e melão são as frutas verdes que fornecem betacaroteno em quantidades interessantes e podem ser inseridas na dieta. Outras Fontes

Uma das mais ricas fontes conhecidas de betacaroteno são as algas verde-azuladas chamadas spirulina. Os Institutos Nacionais de Saúde revelam que as algas contêm mais betacaroteno do que as cenouras. Alguns tipos de fungos comestíveis também vêm sendo associados ao uso para tratamento de deficiência de vitamina A, o que denota sua alta propriedade em betacaroteno. Grãos integrais e óleos são outros alimentos ricos em betacaroteno. A aveia é uma dessas fontes que fornece 25% da ingestão de betacaroteno diária recomendada em uma xícara de farinha de aveia. Além disso, muitos outros grãos, principalmente o feijão, contém beta-caroteno.

Fonte: Minhavida.com.br/Mundoboaforma.com.br

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