MENU
Acne Solar

A Acne Solar

publicado por Poupafarma | 5 de fevereiro de 2019

A acne solar é caracterizada por pequenas bolinhas vermelhas ou bolinhas de pus (como pequenas espinhas) que aparecem no corpo durante ou após um período de exposição solar, muito comum em viagens de férias. Aparece mais nas áreas oleosas do corpo: pescoço, colo, dorso, ombros, braços e rosto.

Acne Solar

Causas

A acne solar é causada por alguns fatores como:

  • Predisposição individual
  • Luz do sol, que aumenta a produção de suor e sebo juntamente com o uso exagerado de cosméticos

O sol causa inchaço nos poros por onde seria eliminado o sebo. Desta forma obstrui os poros e causam as pequenas inflamações.

Sintomas de Acne Solar

Alguns indivíduos queixam de coceira relacionada à acne solar a às vezes confundem com alergia. Porém na maioria dos casos as lesões são assintomáticas, e a maior preocupação é estético.

Acne Solar

Tratamento de Acne Solar

Em primeiro lugar, é importante certificar-se de que se trata de um quadro de acne solar. Muitas pessoas veem as lesões e fazem um auto diagnóstico errado de alergia ao protetor solar, alergia à areia da praia e até de alergia ao sol. Cuidado! Passe em um dermatologista para tratar a pele de forma adequada.

O tratamento é semelhante ao da acne vulgar: sabonete com princípios ativos para regularizar a oleosidade da pele, tônicos e loções adstringentes e ajuste de filtro solar e hidratante adequados para o tipo de pele.

Acne Solar

Caso o quadro se agrave, o médico poderá receitar antibióticos tópicos ou orais para controlar o processo inflamatório.

Durante a recuperação das lesões, também se recomenda evitar a exposição ao sol.

É possível prevenir a Acne Solar?

O uso de produtos adequados ao seu tipo de pele é um excelente começo. Além disso, ter uma rotina de cuidados com a pele ajuda a manter os poros desobstruídos e a afastar o risco de formação de cravos, espinhas e lesões de acne em geral.

Não espremer cravos e espinhas que apareçam após a exposição solar é outra recomendação dermatológica para evitar que as infecções da pele se alastrem, piorando o quadro.

Por fim, vale lembrar que a acne solar é muito relacionada ao verão, mas pode aparecer o ano todo: basta estar quente e os poros ficarem obstruídos.

Fonte: minhavida.com.br / mdemulher.abril.com.br

Acne Solar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copyright © 2016 - Blog da Poupafarma - Todos os Direitos reservados.